Significado de Salmos 139

Salmos 139

O Salmo 139 é uma oração profundamente pessoal e íntima do salmista a Deus, expressando admiração e admiração pelo infinito conhecimento e presença de Deus em todos os aspectos de sua vida. O salmista reconhece o conhecimento íntimo de Deus sobre ele, desde seus pensamentos e ações até seu ser físico, e expressa um desejo pela orientação e proteção contínuas de Deus.

O salmo 139 começa com o salmista declarando que Deus o sondou e o conheceu, e que não há nenhum aspecto de sua vida que esteja escondido de Deus. O salmista expressa admiração pelo conhecimento íntimo de Deus sobre ele e reconhece que, mesmo antes de ele nascer, Deus o conhecia intimamente. A declaração do salmista sobre o conhecimento de Deus sobre ele serve como um lembrete de que Deus está intimamente envolvido em nossas vidas e que nada está oculto à Sua vista.

O salmista então expressa o desejo de orientação e proteção contínuas de Deus. Ele reconhece suas próprias inadequações e fraquezas e ora para que Deus o guie no caminho certo. O salmista também expressa o desejo da proteção de Deus contra seus inimigos e reconhece que a presença de Deus com ele lhe dá força e conforto.

O salmo 139 conclui com o salmista reafirmando seu compromisso com Deus e expressando o desejo de que Deus sonde seu coração e o guie no caminho certo. A oração do salmista serve como um poderoso lembrete da importância de cultivar um relacionamento íntimo com Deus e do poder da presença de Deus em nossas vidas para nos guiar, proteger e confortar.

No geral, o Salmo 139 é uma oração profundamente pessoal e íntima do salmista a Deus, expressando admiração e admiração pelo infinito conhecimento e presença de Deus em todos os aspectos de sua vida. O salmo serve como um lembrete da importância de cultivar um relacionamento íntimo com Deus e do poder da presença de Deus em nossas vidas para nos guiar, proteger e confortar. A oração do salmista também nos lembra da importância de reconhecer nossas próprias inadequações e fraquezas e de confiar na força e orientação de Deus para nos guiar no caminho certo.

Introdução ao Salmos 139

O Salmo 139, atribuído a Davi, é um salmo de sabedoria e de louvor descritivo. Esta mistura não é incomum nos Salmos (Sl 145; 146). O poema descreve os atributos do Senhor não como características abstratas, mas como qualidades reais, por meio das quais Ele Se relaciona com Seu povo. Está assim estruturado: (1) descrição do conhecimento íntimo de Deus de cada servo Seu (v. 1-6); (2) celebração da presença de Deus junto a Davi (v. 7-12); (3) celebração da criação de Davi, desde sua concepção, por Deus (v. 13-16); (4) declaração de que são inumeráveis os pensamentos de Deus (v. 17, 18); (5) oração pelo castigo dos inimigos de Deus (v. 19-22); (6) oração para que Deus sonde e guie Davi (v. 23, 24).

Comentário ao Salmos 139

Salmos 139:1-5 Tu me sondaste. Deus sempre sonda e prova Seus servos. Conhece nossos motivos, desejos e palavras antes que sejam expressos; conhece totalmente Seus servos. Mas, conforme explica o versículo 5, Seu objetivo de conhecimento íntimo de Seus servos não é o de julgar e condenar, mas proteger e ajudar.

Salmos 139:6 Tal ciência. Aqui o poeta mostra-se maravilhado com o relacionamento íntimo que pode manter com Deus. É simplesmente acima da sua compreensão; a mente humana, com toda a sua capacidade, não alcança um mínimo sequer da mente de Deus.

Salmos 139:1-6 (Devocional)

Deus, o Onisciente

Neste salmo, Davi fala dos exercícios de seu coração ao seguir os caminhos de Deus. Profeticamente, estes são os exercícios do povo de Deus no tempo de sua angústia (Sl 138:7).

O pecado de todas as tribos era a idolatria. Disso eles terão que ser purificados. Com as dez tribos, essa purificação ocorre no caminho para a terra prometida no deserto das nações (Ez 20:34-38). Com as duas tribos acontece por meio da grande tribulação. Para eles, além da purificação do pecado de idolatria, há também a purificação do pecado de rejeição a Cristo. Este último é especificamente o pecado das duas tribos. O Salmo 139 nos mostra a glória do SENHOR durante a purificação de todo o povo.

Divisão do salmo:

Sl 139:1-6 O SENHOR é onisciente (sabe tudo). Nada está escondido Dele.
Sl 139:7-12 O SENHOR é onipresente (presente em todos os lugares). Ninguém pode se esconder Dele.
Sl 139:13-18 O SENHOR é onipotente (todo-poderoso). Nada é impossível para Ele.
Sl 139:19-22 Portanto o SENHOR removerá os ímpios do meio deles.
Sl 139:23-24 Agora que foram purificados, resta-lhes apenas um desejo: ser conduzidos pelo Senhor no caminho eterno.

Para “para o regente do coro” (Salmos 139:1), veja Salmos 4:1.

Para “um salmo de Davi”, veja Salmo 3:1.

Através dos problemas (Salmo 138), o remanescente fiel chega à presença do Senhor. Vemos isso no Salmo 139. Davi começa observando que o SENHOR o conhece completamente (Sl 139:1-2) e termina orando para que o SENHOR use Seu conhecimento e onipotência para purificá-lo (Sl 139:23-24).

A presença do SENHOR é como a Palavra de Deus. Sua consciência funciona como uma “espada de dois gumes e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e capaz de julgar os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4:12). O crente se vê nela, como se vê no espelho (cf. Tg 1, 23-24). Ele passa a se conhecer por meio dela. O SENHOR quer purificar a videira pela Sua presença, para que dê mais fruto (Jo 15:1-5), o que significa que o crente vive mais para a Sua honra e glorificação.

Deus sabe e vê tudo. Não há nada que escape ao Seu olho que tudo vê. Vai ainda mais longe, pois Ele também sonda tudo, inclusive o homem, todo ser humano. De acordo com uma estimativa das Nações Unidas, havia 7,7 bilhões de pessoas vivendo na Terra em 2019. Estima-se que mais de 200.000 pessoas foram adicionadas todos os dias até agora. E isso é um instantâneo. Esses números já estão muito além do nosso pensamento, muito menos quando pensamos em todas as pessoas que viveram na terra desde Adão.

Para Deus, isso não são estatísticas. Ele sonda e conhece cada ser humano que já viveu e está vivendo neste momento. Sondar significa examinar com extrema precisão e atenção. O resultado desse exame preciso é um conhecimento perfeito do homem. Claro, para Deus, esse exame minucioso não é necessário. Ele conhece o homem, porque o homem é Sua própria criatura. O que importa aqui é a profunda impressão que Davi tem de Deus por meio de suas relações com Ele. Ele elabora isso e o aplica no que diz mais adiante neste salmo.

O que Davi diz aqui não é uma declaração factual, não é uma confissão geral, por mais verdadeira que seja, mas uma declaração que indica que ele está profundamente ciente de que Deus o sonda e conhece (Jr 12:3). Essa confissão não é feita por medo ou por compulsão, mas é feita a partir de um relacionamento vivo e da máxima confiança nesse Deus. É uma questão entre “você” e “eu”.

Na consciência da onisciência de Deus, posso considerar que Deus está presente em cada canto do meu coração. Assim também sei que Ele me conhece melhor do que eu mesmo (1Jo 3,19-20). Para Ele, até os lugares mais escondidos do meu coração estão completamente na luz (Sl 139:12; Dn 2:22). Se essa consciência me deixa inquieto, posso estar pensando em coisas em meu coração que não estão de acordo com a vontade Dele. Nesse caso, posso remover – e, se necessário, confessar – meus pensamentos defeituosos e então pedir a Ele a Sua vontade.

Conhecer uma pessoa é muito mais do que conhecer fatos. Conhecer aqui tem a ver com conhecer intimamente, relacionar-se com alguém. Não é apenas que o SENHOR sabe tudo sobre Davi; é que o Senhor tem um relacionamento com Davi. Ele conhece os momentos em que “me sento”, por que faço isso e o que faço em seguida (Sl 139:2). Seu conhecimento de mim é total. Ele também sabe “quando me levanto”, quando o faço e porquê, o que pretendo fazer (cf. Is 37,28).

Mesmo “meus pensamentos” são um livro aberto para Ele. Ele não só sabe o que penso, como também “entende” o que penso, e isso mesmo “de longe”. Esta última não se refere tanto à distância – o SENHOR está sempre perto – mas mais ao tempo, ou seja, Ele sabe tudo sobre mim com muita antecedência. Este é um pensamento reconfortante.

“Meu caminho e meu deitar” são examinados por Ele (Sl 139:3). Trata-se da vida cotidiana, desde a manhã, desde levantar e sair para o trabalho diário, até a noite, voltando para a cama. Ele examina como eu me comporto durante esses momentos e durante essas buscas. Não há nada em tudo o que faço ao longo do dia que O surpreenda ou espante, pois Ele conhece “intimamente todos os meus caminhos” (cf. Jó 31:4).

Além disso, tudo que eu resolvo dizer, ou seja, antes mesmo de eu colocar uma “palavra na minha língua”, Ele sabe (Sl 139:4). Seu perfeito conhecimento de mim significa que nada pode ser dito ou feito por mim que o surpreenda. Pelo contrário, é o meu espanto diante Dele, do Seu conhecimento perfeito de todo o meu ser, incluindo o que eu mesmo ainda não sei, mas o que Ele vê em mim que me faz dizer: “Eis, ó Senhor, Tu tudo sabes.”

Esse Deus onisciente me protege e me cobre com Sua mão, que Ele amorosamente coloca sobre mim (Sl 139:5). Ele “me cercou por trás e por diante”. A palavra ‘cercar’ às vezes é usada para o cerco de uma cidade, de modo que ela seja completamente fechada. É isso que Deus está fazendo comigo. Não posso fazer nada fora Dele sem que Ele saiba. Não posso dar um passo para trás ou para frente, ou Ele está lá. Isso não me deixa com medo, mas me dá paz. Acima de tudo, é Sua proteção contra inimigos que querem me atacar por trás ou pela frente. Esta seção do Salmo 139:1-6 me diz que a onisciência do SENHOR é usada por Ele para me proteger (Salmo 139:5-6).

Por “por trás” podemos também pensar no nosso passado e por “antes” no nosso futuro. Às vezes, pensamentos sobre nosso passado podem nos atacar e pensamentos sobre o futuro podem nos incomodar. Então Ele se coloca atrás de nós e na nossa frente. Com isso Ele diz, por assim dizer, que o passado está em Suas mãos e que com relação ao passado tudo foi corrigido por meio da obra de Seu Filho. E quanto ao futuro, tudo também está em Suas mãos. Pela mesma obra de Seu Filho estaremos com Ele para sempre. Em seguida, Ele impõe Sua mão sobre mim, com a qual Ele me diz: ‘Você é Meu’.

Então sentimos a reação do Salmo 139:6 surgindo em nós. Com grande admiração, dizemos a Ele: “[Tal] conhecimento é maravilhoso demais para mim; é [muito] alto, não posso alcançá-lo. A mente humana falha completamente em conhecer coisas que estão além do conhecimento. Não há palavras para descrevê-lo (cf. Ef 3:19; Fp 4:7). A única coisa apropriada aqui é cair de joelhos e adorá-Lo.

Salmos 139:7 Há duas maneiras de interpretar as palavras para onde me irei. Uma, é que Davi queria fugir da presença de Deus, mas não conseguia. A outra visão seria interpretar as palavras como celebração da graça de Deus, significando que não haveria lugar na criação onde Davi pudesse se afastar da onipresença de Deus.

Salmos 139:8, 9 Céu. Em linguagem exuberante, expressiva e ampla, a mensagem é clara: não há lugar alto, baixo, longe ou perto, em que o servo de Deus possa se sentir distante dele.

Salmos 139:10-12 Tua mão. As palavras do versículo 10 traduzem proteção, sugerindo que o salmo trata da presença auxiliadora de Deus. As trevas. Aqui, Davi exercita ao máximo sua imaginação. As trevas significam a morte ou o inferno (Sl 16.10). É uma expansão das palavras do versículo 8, se fizer no Seol a minha cama. Davi sugere que este deveria ser o único lugar do universo sem a presença de Deus; todavia, embora Deus se oponha a toda escuridão, Ele poderia transformar as trevas do Seol em luz para encontrar Seu servo Davi. Como em 18.7-12, o Senhor reviraria a estrutura do universo se precisasse salvar aquele que O louva e adora.

Salmos 139:7-12 (Devocional)

Deus, o Onipresente

Tendo descrito a onisciência de Deus de maneira impressionante, Davi fala nesses versículos de maneira igualmente impressionante sobre a onipresença de Deus. É impossível ir a qualquer lugar onde o Espírito de Deus não possa me alcançar, ou ir a qualquer lugar onde eu não esteja mais na presença de Deus (Sl 139:7; Jr 23:24). O profeta Jonas tentou, mas falhou (Jn 1:1-17).

Quando Davi fala de onde ele pode ir “do teu Espírito” e “fugir da tua presença”, ele não quer dizer que quer. Ele quer deixar ainda mais claro que Deus, que é Espírito (Jo 4:24), sabe de tudo e está presente em todos os lugares. É impossível para o homem se esconder Dele. Não há lugar na criação onde Ele não esteja, porque Ele criou tudo. A questão não é: Onde está Deus, mas: Onde Deus não está? Ele não faz parte de Seu universo, Ele não é um componente dele, mas o governa com perfeito conhecimento de cada detalhe nele.

Imagine, diz Davi, que eu subi ao céu (Sl 139:8; cf. Am 9:1-2). Então eu te encontraria lá, pois você mora lá. Agora, se eu desci ao lugar mais profundo da criação, Sheol, o reino dos mortos, então eu te encontrarei lá também, pois você também está lá.

Na altura e na profundidade, não posso escapar de Ti. Agora, se eu tentei na largura ou no comprimento (Sl 139:9). Deixe-me “tomar as asas da aurora” e “habitar na parte mais remota do mar”. Ou seja, ele se move na velocidade do nascer do sol, transformando a escuridão em luz – perto do equador isso é muito rápido – e vai morar no lugar mais remoto da terra.

As possibilidades que Davi menciona para escapar de Deus são respondidas no mesmo momento por ele mesmo: é simplesmente impossível ir a qualquer lugar onde Deus não esteja. Davi chega a uma conclusão reconfortante por meio de suas perguntas: a mão de Deus o conduz a todos os lugares (Sl 139:10). E ele descobre – não apenas que Deus não o abandona, mas – que a mão direita de Deus o segura. A seção do Salmo 139:7-12 deixa claro que o SENHOR usa Sua onipresença para nos guiar (Salmo 139:10) e nos iluminar com Sua presença (Salmo 139:11-12).

Então, se a distância não oferece nenhuma maneira de escapar de Deus, pode ser possível ser engolido pela escuridão, e até mesmo a luz ao seu redor seria noite (Sl 139:11). Mas então o que acontece? Então, por causa da presença de Deus com ele, a noite se transforma em luz ao seu redor (cf. At 12,7). Ele vem em plena luz. Onde Deus vem, automaticamente se torna luz, porque Deus é luz.

A escuridão torna as coisas escuras para nós. Isso também é verdade espiritualmente. Muitas coisas em nossa vida são “escuras” para nós; nós não os entendemos. Para Deus, não é assim. Não faz diferença para Ele se é noite ou dia, se há escuridão ou luz (Sl 139:12). Tudo é luz para Ele. Dia e noite, luz e escuridão, tudo é criado por Ele e, portanto, nada está oculto Dele.

Salmos 139:13-16 Possuíste os meus rins. Davi reconhece que a obra de Deus em sua vida começou já desde sua formação no ventre de sua mãe. Entreteceste-me também pode ser traduzido por cobriste-me, que descreve o trabalho de Deus em criar alguém dentro do útero da mãe. Porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado pode ser reformulado para sou tua maravilha admirável (Sl 8). Entretecido. O desenvolvimento do feto era um grande mistério para os antigos. Para eles, era como se o feto estivesse se desenvolvendo embaixo da terra. A palavra hebraica traduzida por meu corpo indica o embrião. No teu livro. A ideia é de que a vida, a estrutura e o sentido da vida da pessoa são estipulados desde o começo por Deus.

Salmos 139:17, 18 Os teus pensamentos. Não só a obra de Deus, mas também os Seus pensamentos na vida de uma pessoa de fé são objeto de constante admiração. Seus pensamentos são inumeráveis, totalmente impossíveis de contar, além de insondáveis. E tudo inteiramente inexplicável.

Salmos 139:13-18 (Devocional)

Deus, o Formador da Vida

Deus sabe tudo e está em toda parte porque Ele criou tudo. Ele também conhece o homem porque criou o homem. Para o crente é acrescentado o tremendo encorajamento de que Deus o conhece na graça. A palavra “para” (Sl 139:13) indica que agora vem a explicação do acima. É claro que Deus sabe tudo sobre mim, é claro que Deus está em todos os lugares onde estou, porque Ele é meu Criador. O SENHOR não é apenas o Criador todo-poderoso do céu e da terra, Ele também é meu Criador, Ele me fez. Por isso, Ele me conhece profundamente e me guia nos meus caminhos, até a morte e ressurreição (Sl 139:18).

Ao descrever sua própria criação, David começa com suas “partes internas”, literalmente “rins”. Os rins são a parte mais interna do homem. Na aplicação espiritual, eles estão associados às deliberações que um homem tem. Deus testa os rins (Jr 11:20; Jr 17:10; Jr 20:12; Lm 3:13; Ap 2:23) para ver se sua consciência está limpa ou não. Eles também são vistos como o símbolo da sabedoria, não a parte material, mas mais a parte emocional e espiritual do homem (Jó 16:13; Jó 19:27; Jó 38:26; Sl 7:9; Sl 16:7; Salmos 26:2; Salmos 73:21; Provérbios 23:16).

Em seguida, ele fala sobre como Deus “me teceu no ventre de minha mãe”. Aquele lugar escuro e profundamente escondido é luz para Ele. Lá, Deus o ‘compôs’ habilmente. Ele conectou harmoniosamente todas as partes. Portanto, Ele tem conhecimento perfeito do homem e não há nada no homem que Ele não conheça. Ele mesmo colocou tudo no lugar exatamente no lugar que Ele queria e com a função que Ele deu. Ele o transformou em um todo, com cada ‘parte’ apoiando a outra ‘parte’.

Embora Davi não possuísse o conhecimento médico sobre a origem da vida e do corpo humano que possuímos, ele agradece a Deus porque foi “feito de modo assombroso e admirável” (Sl 139:14). Como todas as obras de Deus são maravilhosas, ele também é. Ele está profundamente convencido – “minha alma o sabe muito bem” – de que Deus tem um projeto pessoal com ele. Isso cada um pode saber e dizer com certeza (cf. Ef 2:10).

Quando Davi foi feito em segredo, nenhum de seus “ossos” [“estrutura” é literalmente “ossos”] estava escondido de Deus (Sl 139:15). Eles são parte integrante de seu corpo. Os ossos dão força ao corpo. Juntamente com os músculos, eles permitem que o corpo se mova. Deus não precisava de uma lâmpada ao fazer os ossos do homem. Ele bordou uma obra de arte sem luz no escuro escondido porque Ele está presente como luz no escondido. “As profundezas da terra” é uma descrição poética para “o segredo”. Enfatiza que estes são os lugares mais escondidos, algo que não pode ser visto pelos olhos humanos (cf. Jó 28:7).

No Salmo 139:16, Davi fala dos olhos de Deus que viram Seu embrião, Sua “substância informe”. Ele descreveu em Seu “livro” todos os “dias que foram ordenados [para mim], quando ainda não havia nenhum deles”. Seu nome está escrito no livro da vida do Cordeiro que foi morto (Ap 13:8). Deus descreve de antemão como procede a vida humana (cf. Jr 1,5). Para Ele, não apenas a escuridão e a luz são iguais (Sl 139:12), mas também o futuro é semelhante ao presente para Ele.

Deus conhecia nossos pensamentos muito antes de pensarmos Nele (Sl 139:2), mas Ele mesmo também tem pensamentos (Sl 139:17). Isso vai além das maravilhas da onisciência e onipresença de Deus e de como Ele fez tudo. É sobre os pensamentos de Deus que estão por trás de Suas obras (cf. Sl 40:5). Estes são preciosos para o crente, embora seu número esteja totalmente além de seus pensamentos. O SENHOR sonda o salmista por completo, enquanto para o salmista o SENHOR é insondável.

Os pensamentos de Deus são inumeráveis, ainda mais inumeráveis do que “a areia” (Sl 139:18; cf. Gn 22:17; Gn 32:12; Hb 11:12). Isso não causa dúvidas, mas dá paz absoluta. O temente a Deus adormece com o pensamento de Deus. Sl 139:13-16 trata da gravidez, quando o salmista ainda estava no ventre de sua mãe, antes de seu nascimento. Em Sl 139:18 é sobre a situação após a morte. Se ele despertasse mais tarde, após a morte, ainda estaria com o SENHOR.

Salmos 139:19-21 Matarás o ímpio. Davi desejaria um mundo em que não houvesse mais o mal, nem destruição, nada para afastar as pessoas de Deus. Os inimigos de Deus são inimigos de Davi, porque sua vida se acha estreitamente ligada ao Senhor.

Salmos 139:22 Ódio completo. Estas palavras podem parecer fortes, mas a ideia de um inimigo de Deus é tão odiosa para o salmista que ele os enfrenta abominando-os pelo que são.

Salmos 139:19-22 (Devocional)

Deus vai julgar

Aquele que, como Davi e como todo temente a Deus, está ligado a Deus e vive dessa conexão, está ciente da separação radical entre ele e os ímpios. Ele pedirá a Deus para “matar o ímpio” (Sl 139:19). Ele diz aos “homens sanguinários” que se afastem dele (cf. Pro 29,10). Entre essas pessoas não há respeito pela vida pela qual David ficou tão profundamente impressionado.

Eles querem frustrar os planos de Deus e impedir sua execução (Sl 139:20). O temente a Deus submete isso a Deus: “Pois eles falam mal de ti perversamente, e teus inimigos tomam [seu nome] em vão”. A influência dos ímpios e dos homens sanguinários leva à destruição daqueles que estão sob sua influência. Deus deve acabar com essa influência perniciosa para que mais pessoas não sejam arrastadas pelo caminho da destruição.

O temente a Deus conhece o coração de Deus e Seu ódio ao pecado (Sl 139:21). Ele não pode fazer outra coisa senão ficar do lado de Deus contra os inimigos de Deus. Ele abomina aqueles que se levantam contra Deus – são rebeldes, rebeldes, que rejeitam toda autoridade – para afastá-lo da bênção que Ele quer dar aos Seus. Também detestamos as pessoas que, para satisfazer seus próprios desejos, deliberadamente vão contra tudo o que Deus deu como uma bênção? A dedicação ao Senhor exclui toda lealdade àqueles que O odeiam. O amor por eles implica que esperamos que eles se distanciem de tal comportamento.

Para os tementes a Deus, não é uma questão. Ele os odeia com extremo ódio (Sl 139:22). Não é sobre essas pessoas como tais, porque Deus não tem prazer na morte do pecador, mas Ele quer que eles se arrependam e vivam. Se, no entanto, as pessoas continuarem imparavelmente no caminho do pecado e arrastarem outros consigo, elas provarão ser inimigas de Deus. Essas pessoas serão vistas por todos os tementes a Deus como seus próprios inimigos.

Salmos 139:23, 24 Sonda-me, ó Deus. Estas palavras se parecem com as de Salmos 19.14. Davi pede a Deus que examine seus pensamentos e o limpe de todo pecado para que possa ganhar a vida eterna.

Salmos 139:23-24 (Devocional)

Me procure

O temente a Deus odeia todos os que se levantam para Deus (Sl 139:22). Ele o faz não com espírito orgulhoso, mas por amor a Deus. Isso também é evidente em sua oração nesses versículos. Ele também odeia o pensamento de que haveria algo presente nele que não estivesse sujeito a Deus. Portanto, nestes versículos finais ele pede a Deus uma ‘triagem’ completa de seu coração e pensamentos ansiosos. Depois de pedir julgamento sobre os ímpios e inimigos de Deus, ele agora pede o julgamento de Deus sobre si mesmo.

Esses dois andam juntos. É a separação do joio do trigo. Também no Salmo 26, vemos que o teste do crente e a aversão a uma caminhada hostil a Deus são mencionados ao mesmo tempo (Sl 26:2-5).

Ele começou o salmo observando que Deus o busca e o conhece (Sl 139:1). Agora ele pede a Deus para sondá-lo e mostrar-lhe o que está em seu coração (Sl 139:23; cf. Jr 17:9-10). Coloca-se na presença de Deus e pede para o provar, para o provar quanto à retidão e pureza dos seus pensamentos (cf. Hb 4, 12-13).

Ele não quer nada mais do que viver de acordo com a vontade de Deus. Por isso, ele pede que Deus olhe para sua condição espiritual e veja se nele há “algum caminho prejudicial” (Sl 139:24). A palavra hebraica para ‘prejudicial’ é literalmente ‘idólatra’. Isto é, um caminho prejudicial é um caminho idólatra, o caminho dos ímpios que rejeitaram o Senhor. Se assim for, Davi diz a Deus, você me deixará saber.

Ele então pede que Deus o conduza “pelo caminho eterno”. O caminho eterno é o antigo caminho dos justos (Sl 1:6; Jr 6:16). É para isso que serve seu desejo. Ele quer seguir o caminho onde a vida de e com Deus é vivida. Esse caminho também termina na vida eterna, com Aquele que é sua fonte, o próprio Deus. A morte não termina assim, mas é um passo final nesse caminho que o leva à comunhão plena e imperturbável com Deus.

Livro V: Salmos 107 Salmos 108 Salmos 109 Salmos 110 Salmos 111 Salmos 112 Salmos 113 Salmos 114 Salmos 115 Salmos 116 Salmos 117 Salmos 119 Salmos 120 Salmos 121 Salmos 122 Salmos 123 Salmos 124 Salmos 125 Salmos 126 Salmos 127 Salmos 128 Salmos 129 Salmos 130 Salmos 131 Salmos 132 Salmos 133 Salmos 134 Salmos 135 Salmos 136 Salmos 137 Salmos 138 Salmos 139 Salmos 140 Salmos 141 Salmos 142 Salmos 143 Salmos 144 Salmos 145 Salmos 146 Salmos 147 Salmos 148 Salmos 149 Salmos 150

Divisão dos Salmos: 
Livro I Livro II Livro III Livro IV Livro V