Em Que Sentido Moisés Viu a Deus?

Em Que Sentido Moisés Viu a Deus?


Moisés certa vez expressou o desejo de ver a Deus. Em Êxodo 33:18-20, lemos: “‘Por favor, faze-me [a Moisés] ver a tua glória.’ Mas ele [Deus] disse: ‘Eu mesmo farei toda a minha bondade passar diante da tua face e vou declarar diante de ti o nome de Javé; e vou favorecer ao que eu favorecer e vou ter misericórdia de quem eu tiver misericórdia.’ E acrescentou: ‘Não podes ver a minha face, porque homem algum pode ver-me e continuar vivo.’”

O que Deus permitiu que Moisés visse foi a passagem de Sua glória. Os versículos 21-23 rezam: “E Javé disse mais: ‘Eis um lugar junto a mim, e tens de postar-te sobre a rocha. E há de suceder que, quando a minha glória estiver passando, terei de colocar-te numa gruta na rocha e terei de pôr a palma da minha mão sobre ti como anteparo, até eu ter passado. Depois terei de tirar a palma da minha mão e hás de ver-me pelas costas. Mas a minha face não se pode ver.’”

Em harmonia com o que Javé disse a Moisés e com o que disse o apóstolo João no cap. 1.18, Moisés não viu nenhuma materialização ou forma material de Deus. Tudo o que Moisés viu foi um reflexo do esplendor da presença divina que passava. Mesmo assim, ele teve de ser protegido por Deus. Obviamente, não foi o próprio Deus que Moisés viu.

Quando Moisés falou a Deus “face a face”, conforme declarado em Êxodo 33:11, ele não teve contato visual com Javé. Essa expressão indica a maneira em que Moisés se comunicava com Deus, não o que ele via. Falar com Deus “face a face” indica um diálogo. Similarmente, a pessoa pode manter um diálogo por telefone, sem ver a outra pessoa.

Quando Moisés falou com Deus e recebeu instruções dEle, a comunicação não foi através de visões, como muitas vezes se dava no caso de outros profetas. Isto é dito em Números 12:6-8, onde lemos: “Ele prosseguiu, dizendo: ‘Ouvi as minhas palavras, por favor. Se houvesse um profeta vosso para Javé, seria numa visão que me daria a conhecer a ele. Falar-lhe-ia num sonho. Não assim com meu servo Moisés! Ele está sendo incumbido de toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, mostrando-lhe assim, e não por enigmas; e a aparência de Javé é o que ele contempla.’” Em que sentido Moisés contemplava “a aparência de Javé”?

Moisés contemplou “a aparência de Javé” quando ele, Arão e certos outros homens estavam no monte Sinai. Em Êxodo 24:10, está escrito: “E chegaram a ver o Deus de Israel. E sob os pés dele havia o que se parecia a um trabalho de lajes de safira e aos próprios céus quanto à pureza.” Mas, em que sentido Moisés e os outros homens puderam “ver o Deus de Israel”, visto que Deus dissera a Moisés: “Homem algum pode ver-me e continuar vivo”? O versículo 11 explica, pois diz: “Ele não estendeu sua mão contra os homens distintos dos filhos de Israel, mas tiveram uma visão do verdadeiro Deus, e comeram e beberam.” Assim, a aparência de Deus que Moisés e os outros viram foi por meio de uma visão.