Comentário de João 13:6-9

13:6 - Aproximou-se, pois, de Simão Pedro,… Depois de ter lavado os pés de alguns dos discípulos, como pensam alguns dos interpretes, e particularmente os pés comentario biblico, evangelho de joão, novo testamentode Judas, sem qualquer repulsa; embora alguns sejam da opinião que ele tenha começado com Pedro, que modestamente, e por reverência, se recusou a ser lavado por ele:

E Pedro disse a ele: Senhor, lavas tu os meus pés? Ele fala como estando surpreendido e surpreso que Cristo deveria se oferecer para fazer qualquer coisa dessa natureza a ele; que ele, que era o Filho do Deus vivo, deveria lavar os pés de um homem pecador como ele; que essas mãos, com que ele operou tais milagres, como abrindo os olhos dos cegos, limpando os leprosos, e levantando os mortos, e assim deveriam depois ser empregadas em lavar os pés sujados dele, as partes piores e inferiores do seu corpo; isto que ele considerou grandemente ser abaixo da sua dignidade e caráter, e muito para ser feito a ele, a tal criatura inútil.

13:7 - Jesus respondeu e disse a ele,… Cristo replicou.

O que eu faço, não sabes agora: Pedro sabia que ele estava para lavar-lhes os pés, e o resto dos seus discípulos, mas ele não sabia o significado e o mistério disso, o que Cristo pretendia com isso, e que instruções ele queria que eles recebessem com esse ato.

Mas entederás depois disso;… Como ele entendeu, quando ele tinha realizado esse serviço, e explicado a ele. Isso pode nos ensinar, debaixo de providências escuras, o significado do que ainda não nos é conhecido, esperar o próprio tempo do Senhor, para fazer as coisas claras para nós, e no meio tempo nos submetermos humildemente à vontade divina.

13:8 - Pedro disse a ele: nunca lavarás meus pés,… Antes ele tinha se comportado com modéstia, mas agora sendo obstinado e perseverante; e embora essas expressões possam levantar-se por uma grande reverência por Cristo, ainda assim eram erradas e faladas duramente. Pedro devia ter ficado satisfeito com o que Cristo lhe replicou, e ter-se submetido, visto que ele não sabia até então a razão de sua surpreendente conduta, mas que depois saberia. A fim de, portanto, trazê-lo a uma obediência.

Jesus lhe respondeu: se eu não te lavar, não terás parte comigo;... Ele não diz, se eu não lavar teus pés, mas a ti, não significando com água, mas com o seu sangue, e pelo Espírito dele; pois Cristo usa a palavra lavagem aqui, não literalmente, mas em um sentido místico e figurativo, e aproveitando essa ocasião, como faz às vezes ele, de coisas naturais, para discursar sobre coisas espirituais: além disso, ele não diz: tu não tens nenhuma parte "em" mim, mas tu não tens nenhuma parte "comigo", quer dizer, nenhum companheirismo e comunhão comigo; veja 2 Co. 6:14; e é como se ele dissesse: se eu não tivesse te lavado com o lavar da regeneração por meu Espírito, e se eu não derramasse meu sangue por ti, e lavado os teus pecados de ti, triste seria o teu caso; tu não poderias ter nenhuma comunhão comigo neste mundo, nem qualquer parte e sorte daqui por diante comigo na herança divina. Consequentemente, pode ser observado, que a menos que um homem seja lavado por Cristo, ele não pode ter nenhuma parte com ele aqui, ou no outro mundo. O eleito de Deus tem uma parte, um interesse em Cristo, na eternidade, eleição, e graça da aliança, e por causa disto ele é lavado por Cristo, tanto com o seu sangue, e com o lavar da regeneração: e isto é determinado para que eles possam ter uma parte com Cristo, companheirismo espiritual com ele agora, e possuir com ele a herança imaculada, quando não haverá mais tempo.

13:9 - Simão Pedro disse a ele,… Estando convencido de seu erro de não se submeter a Cristo, temendo que ele fosse privado da comunhão com ele, e que como nada era mais desejável para ele, e mais altamente estimado ele diz:

Senhor, não apenas os meus pés, mas também minhas mãos e cabeça;... O que mostra que ele tinha o sentido geral da poluição da sua natureza, e a necessidade que ele se situava, em particular, de ter seus pés, mãos e cabeça lavados tanto como ministro, como um crente. Através do seu "pé" podemos entender, ou da graça da fé, que é o pé da alma, pela qual a pessoa vai até Cristo, e anda com ele, e que não estavam sem as suas imperfeições, ou as alterações da mente, como os pés são para o corpo, para se mover em direção a Deus e em direção a Cristo, mas às vezes eles são desordenados, e cedem as coisas deste mundo: ou vida externa e conduta seja a referência aqui, que são diariamente afligidos com enfermidades, e cada um destes possuem necessidade de serem lavados pelo sangue de Cristo. Suas "mãos" pode se referir à todas as suas ações, obras, serviços, direitos, e suas realizações, pois a mão é o instrumento da ação, e não só as mãos dos homens ímpios, mas mesmo dos santos, precisam de lavagem, a sua melhor justiça são trapos imundos. Por sua “cabeça” nós podemos entender as doutrinas e princípios em sua mente, e expressa pelos lábios, que não estavam isentos de erro e poluição, e precisavam de limpeza, pois os discípulos ainda não foram libertados do preconceito da nação judaica, especialmente relacionadas com a natureza do reino do Messias.