Comentário de João 13:18-19

13:18 - Eu não falo de todos vós. O que ele tinha dito anteriormente, “nem todos vós estais limpos”, João 3:11, pois um deles não estava; e por outro lado, quandcomentario biblico, evangelho de joão, novo testamentoo ele coloca um “se”, ou parece duvidar do conhecimento deles em fazer essas coisas, João 13:17, ou com respeito ao que ele estava para dizer com respeito a sua traição, isso ele não fala deles todos:

Eu sei quem eu tenho escolhido;… Não para o apostolado, pois eles todos foram chamados para esse fim, Judas assim como o resto, mas a graça e glória, a eterna salvação e felicidade; disso ele estava certo de que eram todos limpos, puros, e sem mancha, à vista de Deus; eram verdadeiramente regenerados pelo Espírito de Deus, e tinham um conhecimento experimental e prático das coisas que ele recomendava com seu próprio exemplo, e seriam as pessoas felizes das quais ele falava.

Mas ele observa, assim como é, e assim será, que há um de vós que me trairá.

Para que se cumpram as Escrituras: Sal. 41:9, como foi literalmente (b) no caso da traição de Judas. A passagem é por muitos interpretado ou de Aitofel, ou de algum outro conselheiro de Absalão, ou do próprio Absalão; e é aplicado à conduta deles, com respeito a Davi, na hora da rebelião deles contra ele; e é pensado que é típico do tratamento que Cristo encontrou com este apóstolo seu: mas nós não achamos que, na hora daquela rebelião, Davi estava doente, ou teve qualquer doença nele, de onde ele poderia esperar a sua morte; não parece como se poderia ser entendido literalmente de Davi, e de quaisquer dos comportamentos dos seus servos; mas corretamente do filho de Davi, o Messias, Jesus, com quem tudo no salmo concorda; e particularmente este versículo que tão claramente descreve Judas e expressa a ingratidão dele, hipocrisia, e malícia: a parte anterior do texto não é citada, "sim, meu próprio amigo íntimo", ou "o homem de minha paz, em quem confiei"; embora concorde completamente com ele, que foi admitido a um grande e íntima familiaridade com Cristo, e viveu pacificamente com ele; e que foi confiado para cuidar da bolsa na qual o dinheiro foi investido que era auxiliado para o seu alimento e dos seus apóstolos, ou para o uso dos pobres: mas nosso Senhor pensou apropriado citar nada mais do que o que segue, como sendo suficientemente descritivo dele; e especialmente neste momento presente, quando ele estava a mesa com o seu Senhor.

Aquele que come pão comigo, ergueu o seu calcanhar contra mim;... Ele frequentemente se sentava com ele à mesa, e comia o seu pão; e estava fazendo isso quando Satanás pôs no seu coração o trair; que é expresso fortemente, "ergueu" o "seu calcanhar contra ele"; e evidencia a sua ingratidão, maldade, e crueldade; quem, como um cavalo incontrolável, que lança o seu cavaleiro e o rejeita, para destruí-lo; e também a maneira insidiosa na qual ele fez isto; ele o derrubou, como os lutadores fazem para lançar alguém ao chão, e então pisoteá-lo, e assim triunfar sobre ele: ele primeiro מארב, “arma laços para ele", como Jarchi explica a frase usada no "salmo", e então הגדיל, "ele magnificou seu calcanhar", ele se comportou orgulhosa e arrogantemente para com ele.

13:19 - Agora eu digo antes que aconteça,… Ou seja, dou um relato disso antes de acontecer, de que um deles o devia trair:

Para que quando acontecer;… E eles tiverem visto se cumprir exatamente como ele disse, e de acordo com essa Escritura:

Possais acreditar que eu sou ele: O Deus onisciente, que sabe e declara as coisas antes que elas aconteçam, a qual ninguém, a não ser o Senhor eterno pode fazer; e que ele era o Salvador e Redentor, o Messias falado e prometido no Antigo Testamento, a mesma pessoa profetizada no Salmo 41. Pois aquele "salmo" inteiro é aplicável a Jesus Cristo, o verdadeiro Messias; em Sal. 41:1, é declarado a felicidade de tal, que "consideram o pobre"; o Messias, em seu estado de humilhação, que ficou pobre por causa do seu povo; no Sal. 41:5, são representados os seus inimigos desejando a sua morte; a hipocrisia deles, perfídia, e desígnios vis para a vida dele, descrito habilmente no Sal. 41:6 que eles executaram isso por subornar uma falsa testemunha, trazendo uma acusação injusta, דבר בליעל, "uma acusação má contra ele", Sal. 41:8 que teve sucesso em tirar a sua vida; e então eles são apresentados como triunfando em cima dele, morto jazendo na sepultura, a quem eles acreditavam que nunca subiria; mas nisto eles estavam enganados, porque ele foi levantado novamente; para qual ele ora, Sal. 41:10, para que ele pudesse pagar de volta a eles, como fez ele, destruindo a sua cidade, templo, e nação; e tudo é concluído com gratidão a Deus, por elevá-lo e exaltá-lo, e o fixando para sempre diante da sua face, Sal. 41:11. Há apenas uma passagem nela que tem alguma dificuldade de aplicação a Cristo, e seu significado Messiânico, Sal. 41:4 donde ele é falado como tendo pecado contra Deus; mas as palavras podem ser traduzidas assim: "cure minha alma", i.e. me livre de minhas tristezas e aflições, לך כי הטאתי, "porque eu fiz uma oferta pelo pecado a ti"; e bem concorda com Cristo, que deu a sua alma como oferta pelo pecado.



___________
Notas

(b)Veja meu livro de Profecias do Messias, &c. p. 168, &c.