Comentário de João 10:37-38

10:37 - Se eu faço as obras de meu Pai,… Não apenas o que o Pai me tem dado para terminar, e que ele operou por mim como homem, mas tão grandes como as qcomentario do evangelho de João, comentario biblicoue o Pai tinha feito, e eram iguais as dele; e que não poderia ser feito de qualquer outro, a não ser pelo Pai, ou por alguém que seja igual com ele:

Não acredita-me: Cristo apela para seus milagres como prova de sua deidade, filiação, e Messianidade, e não deseja nenhum outro crédito do que o que eles exigiam; veja Mat. 11:3.

10:38 - Mas seu eu faço,… As obras, que ninguém a não ser Deus pode fazer:

Embora não acreditais em mim;… O que Cristo disse em sua doutrina e ministério, embora eles não se importassem com isso, e não recebesse seu testemunho, por causa dele, o testificador, como eles deviam ter feito:

Acreditais nas obras;… Não apenas que elas são verdadeiras e reais, e não imaginárias e ilusórias; mas, por causa delas, acreditem na afirmação acima, que Cristo é o Filho de Deus, ele e seu Pai sendo um; ou tomando nota dessas obras e milagres, considerando a natureza, evidência, e importância delas, e o divino poder para realizá-las.

Para que saibam e acreditem que o Pai está em mim, e eu nele;... Ou "no Pai", como um dos exemplares de Beza; as versões da Vulgata Latina, Persa, e Etíope leem, ou "em meu Pai", como lê as versões Siríaca e Árabe; que eles são a mesma pessoa em natureza, distinto pessoalmente, igual em poder, e tenham uma habitação mútua e comunhão na essência divina; tudo que é manifesto, fazendo os mesmos trabalhos, e que estão fora do alcance e poder de qualquer mera criatura.